Alunos Objetivo Tatuapé

Ensino Fundamental Anos Finais
(6º ao 9º ano)

Formando alunos com senso crítico e espírito questionador.

Proposta Pedagógica

Formar o aluno para ser feliz é tarefa primordial. Entender esse mundo requer uma formação sólida, com domínio de elementos básicos para a vida nos aspectos físico, intelectual e emocional.
O aluno pode usufruir do Colégio para seu enriquecimento cultural. Nossa metodologia ativa procura desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, por meio de aulas dialogadas, interativas, em que são realizados questionamentos que instigam o pensar, a argumentação e a investigação.
O diferencial da proposta do Objetivo é a educação compromissada com essa realidade em constante mudança. Para isso, atua de forma flexível e dinâmica, com uma visão de futuro e envolve seus alunos no ritmo dos avanços tecnológicos. O Objetivo investe continuamente no conhecimento tanto dos alunos como dos professores e incentiva o estudo diário para despertar no aluno o prazer de aprender.

Trabalho em grupo

O trabalho em grupo é uma das principais ferramentas utilizadas nas salas de aula do Colégio Objetivo para desenvolver a empatia e a cooperação. A percepção da importância dessas atividades faz com que algumas realidades importantes sejam desempenhadas. No Fundamental 2, por exemplo, uma nova dinâmica é inserida. Baseado nas relações interpessoais, e tendo em vista já o mercado de trabalho, nessa etapa, muitas vezes, os alunos não escolhem com quem trabalharão. A definição de montagem dos grupos parte dos professores.
A intenção é preparar o aluno para o mundo corporativo, onde não é possível selecionar as pessoas com quem as tarefas diárias são compartilhadas. É preciso se organizar, amadurecer nos relacionamentos e aprender a lidar com as divergências.
Os estudantes são avaliados individualmente e, também, pelo desempenho do grupo. Cada aluno responde perguntas ou faz uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o que faz com que todos os integrantes do grupo se engajem e se auxiliem.
Isso traz uma série de benefícios como cooperação, empatia, organização, disciplina e senso de propósito. O aluno aprende a estabelecer metas. A intervenção do professor é muito pequena, pois ele deixa os alunos livres para trabalhar e se organizar. Essas pequenas intervenções são geralmente para corrigir comportamento e dar explicações pedagógicas, proporcionando mais autonomia ao aluno.
Entre o professor e o material há ainda outro viés pedagógico, onde o aluno participa ativamente daquilo que é feito em sala de aula. Ele não só mantém uma relação com o professor e com o material, mas também com os colegas. Dessa forma, o estudante é visto como participante do conteúdo, não apenas como uma figura passiva na sala de aula.

Direito, Cidadania e Formação para a Vida

Adolescência é sempre uma fase de desafios. Novas descobertas, um turbilhão de mudanças físicas e emocionais. E para auxiliar nesse momento tão importante do desenvolvimento do aluno, o Objetivo desenvolveu uma metodologia de ensino exclusiva para o Fundamental II. Além das aulas “tradicionais” da grade curricular, o aluno também aprende noções de Direito e Cidadania e Formação para a Vida. As aulas são ministradas por especialistas que discutem situações de ética e moral em diferentes situações do cotidiano do estudante.
A importância do respeito e das relações interpessoais numa sociedade extremamente virtual, regras e consequências do mau uso das redes sociais são alguns dos assuntos abordados.
Em todas as matérias disciplinares são desenvolvidos aspectos das habilidades socioemocionais, a fim de proporcionar ao aluno o desenvolvimento não só de uma inteligência intelectual mas também emocional.
O Colégio Objetivo sempre trabalhou as habilidades socioemocionais de maneira informal.
Após um amplo estudo, concluiu-se que o bem-estar pode ser ensinado, resultando em qualidades como a empatia, o amor ao próximo, o engajamento e as boas relações sociais.
A escola dividiu durante muito tempo o que o ser humano aprende e o que ele sente. A proposta do Programa de Habilidades Socioemocionais é mostrar que o ser humano é completo. Não adianta ter divisões para o conhecimento: todos são dotados de razão e emoção, que estão interligados o tempo todo.
Além disso, o Objetivo entende que o saber é único. Por isso, incentiva a interdisciplinaridade. Um conteúdo de Língua Portuguesa, por exemplo, também é trabalhado na aula de Teatro. Os alunos teatralizam obras que leram e assim eles trabalham diversos elementos em conjunto.
Dentro do Programa de Habilidades Socioemocionais são trabalhadas várias vertentes como as cinco competências emocionais e as aptidões do século XXI: incentivar forças no caráter enaltecendo as qualidades da criança, como empatia, amor ao próximo, engajamento, bem estar e relações sociais.Pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que crianças que tem acesso a uma grande quantidade de conteúdos cognitivos, mas sem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, desistem de grandes faculdades, ao mesmo tempo em que não desenvolvem resiliência, o que também é de extrema importância para a prevenção de problemas como depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais.

Alunos Objetivo Tatuapé
  • Manhã: das 7h20 às 12h40
  • Tarde (Bilíngue): das 14h às 17h
  • Futsal, Vôleibol, Basquetebol, Handbol, Kung Fu, Dança, Teatro e Violão. Obs.: Consultar valores para o Teatro.

O Objetivo incentiva a participação em Olimpíadas de Astronomia, Física, Informática, Matemática, Química, Redação e Robótica, dirigidas aos alunos que desejam participar dessas competições em âmbito estadual, nacional e até internacional.

A participação em Olimpíadas do Conhecimento agrega valores em bolsas de estudos e até mesmo vagas em Universidades do Brasil e do mundo.

O Objetivo conta com material didático próprio, atualizado constantemente em relação aos aspectos pedagógicos, tecnológicos, gráficos e visuais, propiciando a formação integral do aluno, com foco no desenvolvimento de suas potencialidades.
As propostas para o desenvolvimento de cada conteúdo por área de conhecimento estimulam a infância, a inteligência, a criatividade, o espírito de iniciativa, a capacidade de liderança e perseverança, preparando os alunos para que eles possam acompanhar as mudanças que atravessam velozmente o espaço e o tempo da nossa sociedade contemporânea.
O material possui ainda uma ampla possibilidade de abordagem interdisciplinar entre as mais diversas áreas.
Nesse sentido, as diversidades regionais ganham espaço privilegiado nas aulas, fortalecendo a ideia de interação no processo de construção do conhecimento.
Os alunos recebem, para acompanhar as aulas, cadernos de atividades bimestrais, que contêm tarefas complementares com a finalidade de possibilitar uma maior compreensão dos conteúdos e a verificação da aprendizagem adquirida.

Rolar para cima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.