Fuvest anuncia resultado da 1ª fase do Vestibular 2019

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) anunciou o resultado da primeira fase do Vestibular 2019. Os convocados para a próxima etapa já podem consultar os locais das provas dos dias 6 e 7 de janeiro de 2019.

 

 

A Fuvest convocou 35.371 candidatos, sendo 3.193 treineiros. A quantidade de convocados para a segunda etapa é 62% superior ao número da última edição. Neste ano, a seleção contou com 127.786 inscritos, dos quais 10.586 não compareceram às provas da primeira fase.

Todos os candidatos que participaram da primeira fase do Vestibular 2019 da Fuvest podem consultar as notas de corte que foram divulgadas hoje (10).

 

Como foi a primeira fase?

As provas da primeira fase foram aplicadas em 25 de novembro. Esta etapa do Vestibular contou com 90 questões objetivas de Português, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, sendo algumas interdisciplinares.

 

Veja as provas e gabaritos da Fuvest

 

A Fuvest eliminou os candidatos que tiveram menos de 27 acertos das 90 questões do Vestibular.

 

Como será a segunda etapa da Fuvest?

 

As provas da segunda fase terão início às 13h. Os candidatos precisam levar documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul (fabricada em material transparente). Lápis, borracha e régua transparentes serão aceitos para rascunhos.

Com a redução de um dia na aplicação da segunda fase, a Fuvest realizará as provas desta fase do Vestibular nos dias 6 e 7 de janeiro, com duração total de quatro horas. Confira:

 

Como era

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio
3º dia: 12 questões de duas ou três disciplinas específicas ao curso

 

Como ficou

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso escolhido

As provas serão aplicadas nas cidades de São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba.

 

Candidatos que fizeram a primeira etapa em Araçatuba, Botucatu, Taubaté, Barretos, Registro, Itapeva, Jaú, Marília e Fernandópolis terão a segunda etapa em outros municípios:

 

PRIMEIRA FASE SEGUNDA FASE
Araçatuba e Fernandópolis São José do Rio Preto
Marília, Jaú e Botucatu Bauru
Registro e Itapeva Sorocaba
Barretos Ribeirão Preto
Taubaté São José dos Campos

Alguns cursos contam com provas de habilidades específicas:

  • Artes Visuais: 16 de dezembro
  • Música (ECA/São Paulo): 16 a 21 de dezembro
  • Música (Ribeirão Preto): 17 a 21 de dezembro
  • Artes Cênicas: 9 a 11 de janeiro

 

Quando sairá o resultado?

 

O resultado do Vestibular 2019 da Fuvest será publicado em 24 de janeiro de 2019. A fundação fará outras chamadas nos dias 1º, 8, 15 e 22 de fevereiro.

Entre as mudanças do Vestibular da Fuvest está a redução no número de chamadas. Anteriormente, a seleção tinha seis chamadas regulares e mais duas decorrentes dos processos de reescolha, totalizando oito convocações. Agora, haverá apenas cinco listas de aprovados.

Vagas

O Vestibular 2019 da Fuvest preencherá 8.362 vagas da USP. Destas oportunidades, 2.331 são para cotistas, as quais se dividem em 1.475 para estudantes de escolas públicas independente de etnia e 756 para os alunos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

As vagas da USP são para São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Os cursos mais concorridos do Vestibular 2019 foram:

Carreira/Curso Candidato/Vaga
Medicina 115,2
Medicina - Ribeirão Preto 108,7
Medicina - Bauru 86,9
Psicologia 61,8
Relações Internacionais 51,5
Curso Superior do Audiovisual 47,2
Medicina Veterinária 41,8
Psicologia - Ribeirão Preto 41,1
Design 32,4
Ciências Biomédicas 32,4

Mais informações do Vestibular 2019 no Manual do Candidato da Fuvest.

 

Enem na USP

 

USP anunciou a oferta de 2.785 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1. Destas oportunidades, 2.233 destinam-se aos candidatos cotistas.

As vagas do SiSU são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Apesar do pré-requisito do Ministério da Educação (MEC) ser média de 0,01 pontos para participação na seleção, a USP adota notas mínimas e pesos em cada prova do exame, as quais mudam de acordo com o curso.

O SiSU terá inscrições de 22 a 25 de janeiro, gratuitamente. O resultado será publicado no dia 28 seguinte, sendo que o prazo da lista de espera começará no mesmo dia e seguirá até 4 de fevereiro.

 

Mais informações sobre o SiSU no Edital Oficial.

 

Fonte: UOL Vestibular